O mercado de trabalho é volátil, é possível crescer profissionalmente sem ser em linha reta — e sim,
é possível se planejar para isso. É possível começar na área antes de buscar certificação e traçar planos para conquistar os caminhos que quiser, porque a carreira não linear é feita de escolhas intencionais. Alguns motivos para essa mudança são:
As pessoas estão trabalhando por mais tempo: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma a cada seis pessoas terão mais de 60 anos em 2030. Com isso, a carreira tradicional, que dura 40 anos, vai, lentamente, se tornar ultrapassada — pode chegar a até 60 anos. Para isso, os empregadores precisam oferecer condições que satisfaçam os colaboradores e não os façam ter burnouts.
Os valores e prioridades mudaram: Apesar de a remuneração ser importante, os trabalhadores estão em busca de mais do que um salário no final do mês. A cada dia que passa, regimes de trabalho flexíveis e remotos, equilíbrio entre trabalho e vida fora do emprego e oportunidades de desenvolvimento se tornam mais relevantes.
As habilidades têm mais importância: Nos últimos anos, as companhias têm dado mais importância à contratação de acordo com habilidades — ou seja, valorizam mesmo aqueles que não têm graduação ou um número mínimo de anos de experiência. Isso é relevante para aumentar a diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho — já que nem todas as pessoas possuem os mesmos acessos à educação.
Você já tem considerado algum dos pontos acima na hora de estruturar sua carreira? Me conte nos comentários! 🤔
Comments