top of page

Como a menopausa e andropausa podem influenciar na rotina

Atualizado: 1 de mai. de 2023

O processo

de envelhecimento afeta o corpo das pessoas, sejam elas homens ou mulheres. Certamente você já deve ter ouvido falar em menopausa, mas e sobre andropaus? Ela é como se fosse o equivalente à menopausa, só que para os homens — ou seja, os hormônios masculinos (principalmente a testosterona) têm a produção diminuída pelo corpo humano. Além de afetar a produção hormonal, tanto a menopausa quanto a andropausa impactam no dia a dia das pessoas.

A DAEM (Deficiência androgênica do envelhecimento masculino), mais conhecida como andropausa, no homem, é mais comum na faixa etária entre 40 e 50 anos. A principal diferença na comparação com a menopausa diz respeito à capacidade reprodutiva. Enquanto na mulher a menopausa determina o fim de sua capacidade fértil, a andropausa geralmente não compromete a fertilidade do homem.

  • Os principais sintomas da andropausa são:

Diminuição da libido; Irritabilidade; Disfunção erétil; Depressão; Fadiga; Dificuldade de concentração; Comportamento antissocial; Diminuição da memória; e Alterações na rotina do sono.

  • Já os principais sintomas da menopausa são:

Ondas de calor e sudorese noturna; Alteração no padrão de sono; Secura vaginal; Diminuição do libido; e Sintomas depressivos.

Tanto a andropausa quanto a menopausa podem ser tratadas e seus sintomas podem ser minimizados. É importante consultar com um especialista e avaliar a melhor abordagem para cada caso. Geralmente, os tratamentos indicados podem envolver abordagens com medicamentos e hábitos comportamentais. A principal forma de tratamento é a reposição hormonal, mas também podem ser prescritos o uso de fitoterápicos, antidepressivos e até cremes vaginais — no caso da menopausa.

De qualquer forma, o indicado é que seja feito um acompanhamento com médicos especialistas, para entender e agir em cada caso individual. Você já passou pela menopausa ou andropausa?




bottom of page