top of page

Como demitir alguém de forma empática

Atualizado: 1 de mai. de 2023


Muito se fala sobre a importância de garantir uma boa experiência para seus colaboradores, começando pelo processo de admissão. Apesar de ser óbvio, tão importante quanto oferecer um onboarding empático, é garantir o mesmo nível nos processos de desligamento. Comunicar a demissão de um colaborador não é fácil — e só quem já passou por esse momento sabe como é complicado —, mas optar pela transparência e empatia podem tornar o momento menos doloroso. Quer saber como? Olha só:


Notifique o colaborador de forma ágil: Uma vez que a decisão pelo desligamento foi tomada, é importante notificar todas as partes envolvidas de forma rápida. Assim, as equipes podem estabelecer prioridades, agilizar tarefas e garantir que prazos importantes sejam cumpridos. A comunicação clara evita rumores entre outros profissionais e contribui para um clima organizacional de mais segurança.


Execute uma entrevista de desligamento: Durante essa conversa, é importante ir direto ao ponto e se mostrar disponível para sanar quaisquer dúvidas do colaborador. Isso vai contribuir para evitar atritos entre a empresa e o ex-colaborador, além de permitir colher um feedback sobre a atuação da empresa nesse momento. É empático dar a opção de que o colaborador retire seus pertences no momento que julgar mais confortável, seja após a entrevista final ou durante as horas fora de expediente.


Cheque pendências: Um passo importante do processo de demissão é a verificação de pendências. É importante retirar o nome do colaborador de todos os sistemas, além de cessar o seu acesso a documentos ou espaços de relevância. Nesse momento, a ajuda da equipe de TI ou dos antigos gestores do profissional pode ser necessária.


Tenha a documentação organizada: É papel da empresa preparar a documentação necessária para o desligamento do colaborador. É importante garantir que todos os papéis necessários estejam assinados e que o colaborador esteja ciente de quais são suas verbas rescisórias.




bottom of page